Comunicação Não-Violenta

Treinamento Introdutório

 

 

 

 

A Comunicação Não-Violenta pode ser aplicada em todos os ambientes e relações humanas. Ela nos ajuda a construir a ponte que nos liga ao outro, que é a conexão humana. A partir dessa conexão é que conseguimos transmitir nossas mensagens de forma clara e autêntica.

Criada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg (1934-2015), a técnica foi sistematizada em seu livro – Comunicação Não Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. E permanece sendo preservada e propagada pelo CNVC (Center of Non Violent Communication), organização sem fins lucrativos criada por Marshall Rosenberg e situada no Novo México – EUA.

Os aprendizados são indicados para quem deseja:

– Melhorar sua capacidade de convívio e de trabalho em equipe;

Liderar e inspirar pessoas a partir da conexão entre você e elas;

– Ser autêntico e cultivar relações autênticas;

Dizer o que realmente quer dizer, sem ser agressivo nem passivo;

Escutar as mensagens por trás das acusações, críticas e julgamentos dos outros;

– Adquirir clareza sobre o que se passa dentro de si;

Pedir o que precisa, sem fazer exigências.

O que vamos aprender

  • Os 4 componentes da CNV:
    1. Observações
    2. Sentimentos
    3. Necessidades
    4. Pedidos
  1.  
  • As 3 formas de práticar a CNV de forma dinâmica
    1. Expressão autêntica
    2. Escuta empática
    3. Auto Conexão
  1.  
  • Conceitos chave da Comunicação Não-Violenta
    1. Intenção de conexão
    2. Sistema de parceria x Sistema de dominação

 

Através de

Aula expositiva sobre os conceitos da CNV

Exercícios práticos individuais

Vivências e dinâmicas em grupo

Encenações de diálogos baseados em situações reais

 

Principais bibliografias

Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais – Marshall Rosenberg (Editora Ágora)

A linguagem da paz em um mundo de conflitos – Marshall Rosenberg (Editora Palas Athena)

“A Comunicação Não-Violenta se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas.”

Marshall Rosenberg

Juliana Matsuoka tem formação em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana, Treinamentos com treinadores certificados pelo CNVC em Comunicação Não-Violenta e Certificação como Educadora Parental pela PDA.

É graduada em Odontologia pela Unicamp, hoje ela facilita grupos de práticas de Comunicação Não-Violenta e realiza palestras e treinamentos sobre o assunto. Se dedica a viver, estudar e compartilhar métodos de construção da paz. Ela acredita que são os relacionamentos significativos que dão sentido às nossas vidas. E que os cultivamos através de uma comunicação de qualidade.

Ela acredita que transbordamos o que temos dentro de nós. Que nos comunicando de uma forma compassiva, somos capazes de construir uma realidade melhor. E isso reverbera em nossos sistemas familiares, de trabalho, e em nossa sociedade como um todo.

 

Depoimentos

A Jú através da CNV, me ajudou a olhar pra mim e para as outras pessoas com um olhar mais empático. E a não ter tanto medo das situações de conflito. Hoje compreendo que por trás das situações conflituosas existem duas pessoas com necessidades não atendidas. Antes do curso eu dizia “somos seres humanos repletos de emoções e sentimentos” agora, depois de conhecer a CNV, acrescento a essa minha fala cotidiana: e necessidades não atendidas. Isso muda tudo. 🦒🦒🦒 Quero um mundo de paz, por isso comecei comigo. 🙏🏻

Viviane Teles

O que aprendi com você foi tão importante na minha vida. Minha fala não era nada violenta, mas oculta numa voz amorosa, uma forma de exigir do outro. E quando, através de você eu pude aprender isso, a ouvir e fazer uma conexão entre meu ouvido e meu coração, eu não posso deixar de agradecer com a alma essa grande transformação. E o instrumento por onde essa energia fluiu e chegou até meu coração foi você. Tenho muita gratidão por você existir.

Marcia Souza

Local, datas e horários:

28 e 29 de setembro de 2019

9h – 12h / 13h30 – 18h30

SebraeLab
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3999. Centro Político Administrativo – Cuiabá/MT

Vagas esgotadas!

Ano que vem tem mais!

 

Política de Cancelamento

Se você solicitar a desistência de sua participação em até 15 dias antes do início do curso, a devolução do valor pago será de 100%. Para desistência solicitada em até 14 dias antes do início do curso, a devolução será de 50% do valor pago. Desistência solicitada no prazo inferior a 5 dias não serão reembolsadas e o valor será destinado à participação de pessoas que contribuem de forma alternativa.

 

Acessibilidade

Caso você tenha se interessado mas não possa pagar pela sua participação neste curso, segue algumas opções:

Contribuição alternativa: para quem trabalha com promoção da paz, em centros comunitários, escolas públicas, ONGs e movimentos ativistas e pode contribuir de alguma outra forma (por exemplo, com algum serviço ou apoio na organização), entre em contato comigo

Encontros periódicos: periodicamente realizo encontros onde praticamos e estudamos CNV, dos quais você pode participar através de contribuição financeira consciente (você paga o quanto escolhe, dentro do seu ponto de equilíbrio). Dessa forma cultivamos a prática constante da CNV, e tornamos essa proposta sustentável.

Treinamento para equipes: podemos realizar de forma colaborativa um treinamento para equipe do centro comunitário, ONG, escola pública ou movimento ativista que você atua. Entre em contato comigo para conversarmos!

Agenda

Encontros Periódicos em Cuiabá MT

Sesc Arsenal e Espaço Arcturus

Grupo de apoio à prática da CNV

Online | 19nov